terça-feira, 22 de junho de 2010

Bíblia

Complemento para o blog Mirante.
O fragmento abaixo é de um curso bíblico em que me envolvi há alguns anos:
---------------------------
A Bíblia:
Um livro que demorou cerca de 1600 anos para se completar, mais de 40 autores diferentes escreveram em suas páginas, de fazendeiros a reis, em duas línguas principais, em muitos países diferentes, abordando centena de assuntos diferentes, contudo, apresenta uma unidade que só seria possível se um único escritor fosse responsável por todo seu conteúdo. O autor de Bíblia é Deus.

Podemos comparar a Bíblia com os documentos considerados verdadeiros pela sociedade moderna:
lTetralogias de Platão, 7 cópias
l Guerras Gálicas de César, 10 cópias
l Ilíada de Homero 643 cópias
l Manuscritos do Antigo e Novo Testamento, mais de 15.000 cópias
lGuerras Gálicas, 60 a.C. registradas em 900 d.C., quase 1000 anos depois
lTetralogias de Platão 400 a.C., manuscrito mais antigo 900 d.C., 1300 anos depois
lIlíada de Homero 900 a.C., cópia mais antiga 400 a.C., 500 anos depois
l Novo Testamento, concluído entre 90 e 100 d.C., Alguns fragmentos são anteriores a 125 d.C.

Abaixo, um complemento retirado do livreto "Destino Final", de William MacDonald:
...Somente a Bíblia, a Palavra de Deus, é infalível. Ela é a verdade. Mas como sabemos que ela é infalível?
-Sabemos pelas suas profecias cumpridas. Apenas em relação a Cristo existem mais de 60 profecias que foram cumpridas. quando Ele esteve aqui. Além disso, há centenas de profecias acerca de Israel e das demais nações que já se transformaram em história. A probabilidade de tudo isso acontecer por acaso é pequena demais para ser levada em consideração.
-Pelo menos 40 homens em regiões diferentes, em épocas diferentes e em três línguas distintas, ao longo de um período de 1.600 anos, escreveram a Palavra Sagrada. Eles não tinham qualquer maneira de colaborar entre si, no entanto, a Bíblia tem um tema unificado. A história que ela conta é consistente. Que outro livro tem um planejamento tão inteligente?
-As Escrituras são inigualáveis no seu poder de transformar a vida das pessoas, de levá-las do pecado e da vegonha para a decência e integridade.
-Elas têm uma atração universal; falam às pessoas de todas as raças. línguas, tribos e nações.
-São inesgotáveis, providenciando material para estudo sem fim e dando aos homens conforto e orientação.
-Pense em toda a literatura que a Palavra de Deus originou! Dicionários bíblicos, comentários, concordâncias, oesias e sermões. Ela inspirou grandes movimentos sociais como a abolição da escravatura, os direitos civis e a justiça social e inspirou a criação de instituições beneficentes como hospitais, escolas, orfanatos, abrigos para pobres e idosos e agências mundiais para aliviar a miséria e a fome. Ela exerceu uma influência positiva na sociedade humana onde quer que tenha chegado.
-Ela é pura, expondo o pecado e advertindo contra ele. Ela não se rebaixa à cultura popular, mas procura elevá-la.
-Ela é um livro vivo. Algumas pessoas realmente a temem, enquanto outras morreriam por ela.
-A Bíblia afirma ser inspirada por Deus. Isso significa que suas palavras são as palavras de Deus. Se não fossem, ea seria uma fraude! Ainda que muitos a rejeitem, no fim reconhecerão que seus ensinos são a verdade.
-A Bíblia sagrada resistiu a séculos de esforço para queimá-la e bani-la. Mas ela sobreviveu. Quando os governos a proíbem, contrabandistas se arriscam à prisão e à morte para espalhá-la entre o povo.
-Nenhum livro é lido por tanta gente em tantas línguas diferentes.
-Esse livro maravilhoso registra a vida de uma Pessoa perfeita. Um simples homem não poderia inspirar um relato assim. O cético francês Renan disse que seria necessário um Cristo para inventar a Cristo.
Na literatura ao longo dos séculos a Bíblia se sobressai sem paralelo; ela é singular. Todos os que experimentarem sue poder transformador em suas vidas dificilmente negarão que ela é a Palavra do Deus vivo. Ou, como alguém já comentou, quem sentiu sua força certamente não negará sua fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário