Inventário da Arca:
Carga1 Massa ton.2 Volume m³3 Volume %4
1-Arca vazia: 2-21.500 / 3-43.006 / 4-100
1-Estrutura: 2-(5.333) / 3-(6.667) / 4-15,5
1-Água: 2-(2.000) / 3-(2.000) / 4-4,65
1-Grãos: 2-(2.400) / 3-(4.800) / 4-11,16
1-Feno: 2-(-600) / 3-(3.333) / 4-7,75
1-Compartimentos: 2-(4.000) / 3-(5.000) / 4-11,63
1-Rampas: 2 -200 / 3-(933) / 4-2,17
1-Passagens: 2 -200 / 3-(1.880) / 4-4,37
1-Animais: 2-(400) / 3-(18.393) / 4-42,77
DISPONÍVEL: 6.336 0 00
SEGUNDO: (tamanho e resistência) o tamanho da arca não necessariamente comprometeria sua estrutura, sua resistência.
Temos um histórico interessante sobre navios e resistência.
A mesma questão pode ser voltada a barcos pequenos: "como com esse tamanho poderiam cruzar mares e não serem despedaçados pela ondas e ventos?" Acontece que essa questão não é totalmente fundamentada. Veja exemplos:
->O currach era um pequeno barco de 10 metros de comprimento, feito em madeira e coberto com peles. Em 1978 um barco assim (réplica) cruzou o Atlântico indo da Irlanda ao Canadá -> Obs para complementar o ponto anterior: ninguém morreu de fome.
->O knorr era outro barco viking, este de 15 metros de comprimento. Cruzaram o Círculo Polar Ártico e o Atlântico.
->A caravela tinha 20 metros de comprimento e nem é preciso falar de tantas viagens em que essa embarcação foi utilizada.
->O birreme tinha 35 metros de comprimento. Foi com um desses que se especula que os fenícios chegaram até a América -> esse barco era um tanto rudimentar.
--->Dizem também que o padre irlandês Brandão, conseguiu chegar ao Brasil navegando um pequeno barco de madeira forrado com peles. Quem duvida???
Para os barcos pequenos a dificuldade em enfrentar grandes tempestades é tão grande quanto para barcos maiores. Se formos analisar seu tamanho e seu peso, seriam facilmente jogados nas ondas, virando e se despedaçando pela fraca estrutura. Nossos exemplos acima mostram que mesmo com esse fator, é possível que cruzem mares tenebrosos.
--> Para com os grandes também existem dificuldades para enfrentar tempestades, embora a arca ser mais alta do que a maioria das possíveis ondas que a atingiram e muito mais pesada do que as ondas menores.
Os barcos grandes também se sobressaíram na história e temos um exemplo de dimensões semelhantes a da arca (embora a capacidade cúbica deste seja pouco menor): O BARCO CHINÊS BA CHUAN.
(Levava 200 toneladas de carga e andava mais de 7 mil quilômetros em uma viagem)
->Essa embarcação é primitiva em comparação com o real desenvolvimento naval, no qual, na época em que os europeus cruzavam o Mediterrâneo (Idade Média) com barcos muito simples, o Ba Chuan explorava oceanos e continentes (possivelmente).
Essa embarcação tinha cerca de 135 metros de comprimento (3 metros a menos do que a arca). Fala-se que as expedições feitas por Zheng He cruzaram o Cabo das Tormentas muito antes dos portugueses, cruzaram o Atlântico, dizem que chegaram ao Brasil, tudo isso no século XV. Foi possivelmente a primeira "Era dos Descobrimentos", ou "a mãe" das Grandes Navegações. -> Quando os chineses pararam de se expor nessas navegações, suas aventuras navais caíram no esquecimento abafadas pelo orgulho europeu.
-> No final fica o exemplo: barcos de 135 metros de comprimento cruzaram cinco dos 7 mares em épocas em que a navegação era pouco desenvolvida. Até mesmo os Ba Chuan não eram um espetáculo de tecnologia, mas conseguiram esses feitos, o que prova que barcos imensos de tempos passados (barcos primitivos em relação dos de hoje), são capazes de resistir a tempestades (Cabo das Tormentas) e desbravar o mundo.
->Sua proximidade ao comprimento da arca e sua capacidade (200 toneladas) e sendo ele barco antigo, provam que a arca era capaz de ser eficaz navio de transporte e mesmo assim resistir ao dilúvio por todos os 150 dias mesmo sendo um barco primitivo.
->Outro exemplo de que época não significa capacidade: os fenícios no séc. IV a.c. conseguiram navegar até a África e possivelmente Brasil, assim como possivelmente celtas, romanos e árabes o fizeram.
TERCEIRO: (o projeto) -> já foi explicado anteriormente que não haveria problema em Noé com seus filhos construírem a arca, pois Noé era 200 anos mais novo do que a estimativa de vida dos humanos da época, o preparo físico do homem desse período era muito melhor que o de hoje, certamente usaram de energia animal.
Outros fatores óbvios são: a inspiração de Deus. O conhecimento de vida e trabalho de um homem de 500 anos. Os construtores foram capacitados física e mentalmente por Deus.
->O material usado na construção do barco era madeira de cipreste (em algumas traduções) reforçada (betume). Madeira que Deus concedeu para que usassem, além de uma camada de material impermeabilizante dentro de fora da embarcação. ----> O tempo que Noé teve para erguer o navio foi certamente um grande período, estimado em mais de um século. Período este, suficiente para se projetar e se trabalhar aos poucos para fazer um estrutura realmente forte.
->Como vimos, o espaço que sobrava na arca mesmo após a vinda dos animais, era considerável, o que não a sobrecarregava.
No projeto, o desenho mais correto a arca era de um navio de formado levemente retangular, onde o espaço para os mantimentos era assim ampliado. Era largo o suficiente para não virar e alto o suficiente para que ondas não fossem maiores do que ele. Não sabe-se quantas camadas de tábuas foram usadas para erguer cada parede, e não sabe-se a espessura e o número dos troncos usados no esqueleto do navio, fica em aberto imaginar que era um estrutura reforçada.
->Choveu e houve tempestade apenas nos 40 primeiros dias do dilúvio. Se passaram 110 dias de calmaria depois das chuvas e logo, o navio foi pouco surrado com isso. Ao todo, estima-se que Noé ficou um ano nesse barco.
->Certamente ele não navegou muito mais do que mil quilômetros, pois era pesado e não possuía vela ou remo. Além do fato da arca ter encalhado muito perto da região de onde supostamente saiu: acredita-se que Noé vivia nas proximidades da Mesopotâmia e a arca encalhou no Monte Ararat, Oriente Médio. Navegou muito pouco para que sua estrutura fosse ameaçada. ---> E acredita-se que ela encalhou em local plano, não no topo do monte, mas em um altiplano em sua subida.
Importante observação:
--->A arca não era controlável. Ela não possuía vela, leme ou remo. Pois servia apenas para manter a salvo os animais e as pessoas nela encontradas (apenas para flutuar, e não necessariamente para navegar). Por esse motivo ela SEMPRE SEGUIA O VENTO FAVORÁVEL, O CURSO DAS CORRENTES, SE DEIXAVA LEVAR SEM RELUTAR PELAS ONDAS, assim, manteve sua estrutura rígida, logo que não enfrentava as forças da natureza, mas se deixava levar por elas.
->Noé NÃO TINHA UM CAMINHO A SEGUIR, logo, não foi necessário seguir uma rota determinada e enfrentar possíveis ventos contrários ou mares revoltos. A arca seguiu guiada pela natureza e obviamente, por Deus ---> (protegida por Deus tanto na manutenção de sua estrutura, como na escolha de uma rota de águas calmas, como na abolição de doenças dos animais e também evitando que os animais ficassem estressados no ambiente).
Se um currach de dez metros de comprimento cruzou o Atlântico e provavelmente navegou uma distância maior do que a arca, não há motivos para duvidar da resistência da embarcação.
QUARTO: (tempo de trabalho):
Foi um projeto de 120 ANOS. Um tempo muitíssimo longo. Noé teve como trabalhar em sua embarcação por longos 120 anos, podendo erguer (do total de 40.000m³) APENAS 333,33 m³ POR ANO! ------> Isso equivale a aproximadamente a construção de METADE DE UM KNORR POR ANO (/[/{coisa que uma família viking da Idade Média fazia normalmente}\]\)!
Esses m³, se DIVIDIDOS NOS DIAS DE UM ANO ELE TERIA MENOS DE ----> 1 M³ <---- POR DIA para se erguer na arca. obviamente, essa é uma média. Mas vamos conceber: 1 m³ é pouquíssimo trabalho para um dia! E esse trabalho pôde ser minuciosamente feito, possibilitando um resultado impecável. ----> Trabalho tão pequeno que até um homem de avançada idade era capaz de o fazer consumar. (Noé)
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