sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Deus evidenciado

O trabalho que segue foi apresentado por mim e um colega numa mostra de trabalhos escolares em 2008, sendo aceito com mérito.


O Design Inteligente

Nota:

*Não temos o objetivo de defender o DI, mas apenas comentá-lo.

*Por ser um assunto pouco conhecido pela sociedade no geral, não cogitado nos livros escolares como base para o criacionismo quando o criacionismo é comentado, o DI será o assunto de nosso trabalho.

*Não queremos, e nem é nosso propósito, defender ou mudar a visão dos próximos, mas trazer ao conhecimento destes uma pequena parte da argumentação usada quando nos referimos ao Design Inteligente, a fim de ampliar os horizontes e facilitar o entendimento das origens, abrindo mais uma opção de escolha.

*Nem queremos cogitar em argumentar contra a visão naturalista de se ver o mundo, logo que, nossa área de especulação apenas envolve as origens da matéria bruta e viva, nada que seja posterior a isso, como a evolução do seres.

*De fato, é não se pode dizer que é errado cogitar na possibilidade de que algo maior esteja por trás de nosso universo atual. Logo, também não devem haver empecilhos em, assim como tantas outras teorias são citadas nas escolas, trazer mais uma para comentá-la.

Toda a teoria sobre a origem da vida é biológica, logo, a teoria do Design Inteligente também é biológica.

O próprio nome já subentende o que essa teoria defende: um projetista para o universo; algo intelectual a agir por trás de tudo; um traço inteligente nas entrelinhas da origem e sustentação do universo e da vida.

Ao contrário do que parece, essa teoria não está baseada na religião e nem precisa da religião para ser explicada, seus fatos são tidos por provas científicas. Sua única área de especulação é sobre as origens inteligentes do universo, independente de uma definição religiosa, apenas, baseando-se nos evidentes traços de obra intelectual em nosso universo. Defende e serve de base para o Criacionismo Científico.

Detalhes (segundo seus adeptos):

-É uma das bases da Teoria Criacionista.

-Explica tanto a origem da matéria bruta, como a origem da vida.

-A explicação da existência das coisas como elas são é dada pelo trabalho de um intelecto, não considerando os motivos que o levaram a criar e da forma como criou.

-Pode também servir de explicação para os maiores enigmas da natureza.

Introdução:

Observe a imagem do Monte Rushmore, nos Eua:

É impossível não perceber que o monte da imagem anterior foi esculpido pela mão cuidadosa do homem e os formatos da escultura, projetados pelo intelecto humano. Você seria capaz de sugerir que as faces de quatro dos maiores presidentes norte-americanos (George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln) surgiram ao acaso, por intermédio da erosão eólica e pluvial? Não existe a menor possibilidade de o acaso e o tempo terem esculpido os rostos dos tais presidentes. O acaso e o tempo só destroem, não constroem, só desfiguram, não melhoram.

Não é difícil constatar a diferença entre obra feita com base intelectual da obra consumada com a base incerta do acaso.

E a complexidade do que se conhece seria muito mais difícil de ser consumada com sucesso pelo acaso, do que o Monte Rushmore ter sido resultado de uma seqüência de explosões de dinamites.

Pelas imagens é novamente provada e capacidade especial de o intelecto ser o meio único pelo qual algo é erguido, algo é construído, uma obra é consumada.

Obra intelectual humana x Ação do tempo e do acaso

O mesmo acontece se deixarmos uma casa no abandono. Ela não irá melhorar ou se conservar com o tempo, a segunda lei da termodinâmica é objetiva quanto a isso: a energia sempre decai a níveis mais baixos, o que é entropia.

Prova de que se nosso universo não entrou em colapso é que ele se mantém parcialmente organizado por uma força intrigante, algo imaterial e atemporal, que por si, é inesgotável, eterno. Pelo exemplo das casas abaixo, constatamos que mesmo se o universo for preexistente, ele precisa ser conservado por um intelecto, assim como a casa preservada contrastando com a abandonada. -Base: eu mesmo XD

Residência cuidada por ser intelectual. X Residência abandonada.

Argumentação científica:

Sistemas irredutíveis (biologia molecular):

Esse argumento consiste na complexidade irredutível de alguns sistemas encontrados nos seres vivos, que não puderam ter fases primitivas de desenvolvimento, pois qualquer parte que for excluída, todo o sistema ficará comprometido ou será destruído.

Pense primeiro em uma ratoeira. O criador dessa engenhoca tinha plena ciência do que queria fazer e do propósito que daria a sua invenção e ela não teria nenhuma outra utilidade além daquela que foi predeterminada a cumprir: capturar ratos. Esse é um sistema complexo, onde cada parte é importante e se uma única peça for removida, o sistema da ratoeira ficará comprometido ou até mesmo perderá toda a capacidade de funcionar.

Um exemplo biológico disso é encontrado até em uma das formas de vida mais simples conhecidas: bactérias e seres unicelulares.

-O flagelo, destinado a locomoção da eucarionte, possui um mecanismo muitíssimo complexo, na qual se tem um motor completo destinado ao movimento da criatura, com mais de 50 proteínas. Seria impossível o movimento do flagelo se apenas uma proteína fosse excluída.

-O besouro bombardeiro possui uma câmara de armazenagem química em que, as substâncias ali armazenadas, quando liberadas, se aquecem a 110 C°. Para que seu organismo não seja afetado pelos compostos químicos que se formam nesse processo, ele precisa de um catalisador, um inimibidor da substância e uma estrutura de proteção ao seu abdômen. Um ancestral não poderia ter existido nesse caso.

- Na célula estão contidas centenas de complexas maquinas celulares se uma delas for removida, todo o funcionamento celular se compromete. Assim constatamos que a célula não pode ter evoluído de um estado mais simples, porque não funcionaria em um estado mais simples.

Outros exemplos: o sistema de coagulação sangüínea, o transporte vesicular, o sistema imunológico, olho humano, etc.

Argumento pelas semelhanças:

Consiste na análise dos diversos gêneros de seres vivos e encontrar neles as semelhanças existentes, que podem indicar a mesma fonte, podendo ser tanto física quando intelectual, do mesmo projetista.

É como o padrão em série de uma determinada marca de produtos (2.1; 2.3...).

Na natureza é possível ter a noção de padrão “em série” em todos os reinos: protozoa, porifera, coelenterata, plantyhelminthes, nematodos, filos menores, annelida, arthropoda, mollusca, echinodermata, chordata, urocordados, cefalocordados, ciclóstomos, em geral, no qual, o mesmo “esqueleto” é encontrado em cada gênero e em todos no geral, o emblema da “marca” está incluso (que seria o traço de um Design Inteligente como a todos os seres).

Aracnídeos

Besouros

Borboletas

Esponjas e celenterados

Aves de canto

Aves aquáticas

Aves de rapina

Beija-flores

Os exemplos de gêneros acima exemplificaram a semelhança entre os indivíduos. Foram selecionados alguns apenas para servirem como base para a argumentação acerca do padrão. -Base: eu mesmo ;)

A simetria

Para não generalizar, iremos afirmar que QUASE todos os seres vivos animais são simétricos.

Argumento:

Você já imaginou que um raio caia no topo de uma montanha e faça algumas toneladas de vários rochedos começarem a rolar morro abaixo? Pois bem, no final há um pequeno abismo e todas as pedras caem. Quando chegarem ao solo formarão uma estrutura simétrica ou um amontoado de rochas estilhaçadas?

Não é mais fácil crer que a simetria só pode ser feita por homens? A disposição de azulejos de forma simétrica, a divisão das peças dos apartamentos de vários andares de um prédio, os nossos sapatos, nossas roupas? Tudo é simetria. E se a natureza por si possui simetria, ela teve de ter sido fabricada também, mas por um intelecto poderoso!
__________________________________________________________

Simetria é sinal de projeto e se quase todos os seres são simétricos, temos finalmente a prova de que a CRIAÇÃO possui um padrão. Ou seja: essa é a prova de que os seres vivos vieram de uma mesma fonte inspiradora, um só projetista.

Como o acaso iria dividir os seres ao meio com tamanha perfeição? Impossível!

Padrão nos olhos:

Padrão no esqueleto ósseo:

Cauda:

Chifres:

Nas patas:

Na semelhança entre primata e homem (?):

Conclusão da parte biológica:

Além dessas, são inúmeros e perceptíveis os aspectos de semelhança, sejam eles gerais ou somente de uma determinada família ou gênero.

Tomando o exemplo das espécies de besouros, citadas anteriormente, podemos analisar que o mesmo padrão existe em 370.000 espécies diferentes. Nos aracnídeos, o mesmo padrão é tido em mais de 70.000 espécies distintas. Nas borboletas temos 140.000 coincidências e assim por diante. Com uma variedade tão vasta de espécies vivendo hoje (segundo estudos, hoje temos menos da metade das espécies que já existiram), seria difícil que houvessem centenas de milhares de seres totalmente diferentes e espelhados pelos quatro cantos do mundo, com o mesmo padrão, no caso dos besouros e tantos outros. -Base: eu mesmo \o/

Argumento matemático:

-> Complexidade não pode surgir ao acaso ou de uma explosão. Aliando-se a segunda lei termodinâmica de que as coisas tendem naturalmente a se desfazer, temos uma prova forte à favor de um projetista.

-> A ciência da informação afirma que a informação nunca pode surgir ao acaso e da “não-informação". Exemplo: se fossemos recortar todas as letras de um livros, embaralharmos e lançá-las ao vento, nenhuma frase legível iria se formar quando tais letras chegassem ao solo, mesmo que tentássemos a mesma coisa milhões de vezes.

Cds com 1 terabyte com a massa do Empire States, cheios de informação, equivalem ao total de informação contida num único homem. Com a informação do genoma humano, seria possível escrever 800 livros com mais de mil páginas. A energia atômica contida num único humano equivale a 100x a energia da última detoanação nuclear.


Inteligência não pode provir da não-inteligência. Argumento que indica um projetista inteligente e eterno.

Vida só provém de vida (biogênese e Lei da Causa e Efeito).

A termodinâmica:

"...se a sua teoria revela ser contrária à segunda lei da Termodinâmica, eu não posso lhe dar qualquer esperança; nada resta para ela, a não ser desmoronar em profunda humilhação."
Sir Arthur Eddington

1ª Lei: Conservação da Energia:

"Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma."

2ª Lei: Decaimento da Energia:

"A energia disponível sempre decresce a níveis mais baixos de utilização."

->A Segunda Lei requer que o universo tenha tido um princípio; a Primeira contraria a hipótese de que ele tenha tido início por si mesmo. A única conciliação possível deste problema é que o universo tenha sido criado por uma Causa transcendente a ele.

A lei de causa-e-efeito:

Esta lei, seguida em todos os campos da ciência, relaciona todo fenômeno como efeito de uma causa. Nenhum "maior", nem "superior" à sua causa. O efeito pode ser inferior a sua causa mas nunca superior. Usando raciocínio casual, o criacionista teísta nota que:


A causa primeira dos Valores Morais - precisa ser moral
A causa primeira dos Valores Espirituais - precisa ser espiritual
A causa primeira da Responsabilidade Humana - precisa ser volutiva
A causa primeira do Amor Humano - precisa ser amorosa
#########A causa primeira da Vida - precisa ser VIVA!

Pelo exemplo do Sistema Solar (astronomia):

->Visto que nenhum planeta de nosso sistema solar é constituído visivelmente, do mesmo material, pode haver a indicação de que não possuem a mesma origem material, mas que foram criados de forma distinta e individualizada, para desempenharem, segundo o seu tamanho e força gravitacional, densidade de massa e velocidade de rotação, um papel determinante para a estabilidade de todo o sistema e interferindo diretamente na capacidade de a Terra conter vida. Se nem mesmo a Lua é formada de alguma rocha encontrada na Terra, é evidente a ação de um poder seletivo e criativo.

Três fatos cósmicos inexplicáveis (fisicamente):

-> NINGUÉM FAZ IDÉIA DE ONDE VEM 80% DA GRAVIDADE DO UNIVERSO. Simplesmente não existem planetas, estrelas ou buracos negros em quantidade suficiente para produzir toda a gravidade que os astrônomos observam no céu – principalmente no jeito monstruoso como essa força acelera a rotação das galáxias.

->Um ruído, detectado durante a medição do som da Via Láctea, é um sinal estático uniforme e constante que não provém de nenhuma fonte determinada.

->De acordo com análises feitas por astrônomos e cientistas, se as estrelas consomem energia de si mesmas, elas não são eternas, pois a quantidade de massa que elas consomem – sua própria massa - (mais especificamente o sol) faria com que elas durassem apenas duzentos ou trezentos anos (por existirem há milênios, abre-se a possibilidade de estarem sendo alimentadas por alguém ou algo além de nossa compreensão)!

A complexidade indica um projeto:

São inúmeras as evidências de que o universo é um projeto cuidadoso. Existem bilhões de evidências apenas num único ser humano.

Não surpreendentemente, a criação da vida foi um processo complexo, requerendo incontáveis combinações de elementos do universo, todos acontecendo simultaneamente de uma maneira muito precisa.

Exemplo: átomos de vários graus se tamanho precisam ser formados, porém, antes disso acontecer, precisou-se de um equilíbrio preciso de várias outras constantes no mundo físico, tais como gravidade, forças nucleares, a taxa de expansão apropriada do universo, a relação correta de elétrons e prótons, apenas para citar umas poucas. EM MUITAS MIRÍADES DE VARIÁVEIS NESTA COMPLEXA EQUAÇÃO, UMA MUDANÇA TÃO PEQUENA QUANTO UM DÉCIMO DE UM POR CENTO JÁ PODERIA TORNAR A VIDA IMPOSSÍVEL.

Evidência na dependência

A planta yucca, por exemplo, depende da mariposa pronuba para perpetuar sua existência e por sua vez a mariposa depende da planta. -> Esta mariposa depende da yucca, pois deposita seus ovos na base dessa planta. Curiosamente os dias em que ela deposita seus ovos são exatamente aqueles na qual a yucca revela suas flores. Aqui ocorre a necessidade da yucca de ter a mariposa por perto: esta mariposa, para se alimentar, coleta o pólen de uma flor e pousa em outra para desovar, disseminado pólen por muita flores do gênero. Após sua tarefa de desova cumprida, a mariposa morre. -> Uma necessita da outra para alimento e abrigo para os ovos, outra necessita para disseminar a espécie.

CURIOSAMENTE EXISTEM MUITAS ESPÉCIES DE YUCCA E CADA UM DELAS É POLINIZADA ÚNICAMENTE POR UM TIPO DIFERENTE DE MARIPOSA.

Como poderiam todas estas variedades de plantas e mariposas poderiam ter aleatoriamente chegado a uma existência tão coordenada, e então, evoluído aleatoriamente em perfeita coordenação para uma dar vida à outra?

Equilíbrio delicado

Existem muito fatores conhecidos que precisam se encaixar adequadamente para a vida existir na Terra. Qualquer ligeira variação, em qualquer desses fatores, iria deflagrar o desastre. A velocidade de rotação da Terra, por exemplo, é ideal. SE ELA FOSSE DESACELERADA EM ATÉ 10%, A VIDA COMO NÓS A CONHECEMOS NÃO PODERIA EXISTIR -> AS PLANTAS IRIAM SE QUEIMAR DURANTE O DIA E CONGELAR DURANTE A NOITE. Já, se a rotação fosse acelerada, OS VENTOS SERIAM INCRIVELMENTE FORTES -> Júpiter gira em trono de seu eixo uma vez a cada 10 horas e nele a velocidade dos ventos excede 1600 Km/h! -> Quando se vê tantas evidências de um projeto, logicamente se espera encontrar um projetista.

A força da integridade

Existe uma poderosa força dentro do universo, mantendo unidos todos os átomos e tornando possíveis os vários elementos. Entretanto, se essa força fosse de apenas 5% mais fraca, O ÚNICO ELEMENTO QUE PODERIA EXISTIR NA TERRA SERIA O HIDROGÊNIO, e a vida não existiria. Já, se aumentássemos essa força em 5%, TUDO SE AGLOMERARIA EM MOLÉCULAS GIGANTES -> também impossibilitando a vida.


As estrelas

Todas, definitivamente todas, as trilhões de estrelas que existem em nossa galáxia (no exato n° em que estão) são necessárias para que a vida se perpetue aqui na Terra. O fato é que se existissem muito mais estrelas do que temos, O SOL NÃO TERIA SOBREVIVIDO. Se existissem muito menos estrelas, OS ELEMENTOS PESADOS NECESSÁRIOS À VIDA JAMAIS TERIAM SE FORMADO.

Velocidade de expansão

O universo está se expandindo -> o que prova que houve um começo. E, para nossa felicidade, esse começo foi perfeitamente organizado e planejado. Observe, se o universo se expandisse mais rapidamente do faz hoje, a matéria teria simplesmente se espalhado rápido demais e os planetas e as galáxias nunca poderiam ter se formado. Por outro lado, se o universo tivesse se expandindo lentamente, então ele não seria capaz de superar a tremenda gravidade de toda aquela matéria e tudo nele teria simplesmente sofrido um colapso, transformando-se em um aglomerado gigante.

Posição do Sol e Lua

A distância entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de quilômetros. Considere que, se a DISTÂNCIA FOSSE ALTERADA EM SOMENTE 2%, A VIDA TERIA SIDO IMPOSSÍVEL.

Da mesma forma, a Lua está exatamente no lugar onde deveria, dando a força necessária às marés, para que o mar se limpar e nutrir na medida certa. SE ELA ESTIVESSE MUITO PRÓXIMA, AS MARÉS CERTAMENTE COBRIRIAM AS MONTANHAS DUAS VEZES POR DIA.

O oxigênio

O ar que se respira atualmente contém aproximadamente 21% de oxigênio. Se esse percentual fosse aumentado um pouco, digamos, até 25%, ENTÃO A NOSSA ATMOSFERA IRIA REPENTINAMENTE SE TORNAR ALTAMENTE IMFLAMÁVEL. Se a taxa caísse para menos de 15% ou menos, VOCÊ SIMPLESMENTE SERIA INCAPAZ DE RESPIRAR E SUFOCARIA IMEDIATAMENTE.

A gravidade

Se a atração gravitacional da Terra fosse aumentada em alguns poucos pontos percentuais, ENTÃO ALGUNS DOS GASES MAIS PERIGOSOS EM NOSSA ATMOSFERA SE ACUMULARIAM E TORNARIAM A VIDA IMPOSSÍVEL -> exemplos: metano e amônia.

Se houvesse redução da gravidade, O RESULTADO SERIA A PERDA DE MUITA ÁGUA.


Só nós temos vida?

Uma questão que impera na cabeça das pessoas é se existem ou não ETs. Pesquisar conduzidas por Josef Shklovski e Carl Sagan em meados dos anos 60, concluíram que É NECESSÁRIO UM TIPO MUITO ESPECIAL DE ESTRELA, A UMA DISTÂNCIA CORRETA DE UM PLANETA, PARA QUE A VIDA POSSA EXISTIR. ELES CALCULARAM QUE APENA 0,001% DAS ESTRELAS PODE TER UM PLANETA QUE SEJA CAPAZ DE SUSTENTAR UMA FORMA AVANÇADA DE VIDA. Pesquisar posteriores mostram uma chance ainda menor.

->E se ETs implantaram vida na Terra, segundo a teoria perispérmica, quem haveria de ter criado esses ETs? De onde eles teriam vindo?

O milagre da vida

Tome por exemplo as células que formam nosso corpo. Existem mais de um trilhão dessas células no corpo humano, cada uma constituída de componentes que se integram uns com os outros de uma maneira muito precisa e extremamente complexa. Moléculas de proteína, por exemplo, realizam, individualmente ou em grupos, todas as tarefas necessárias para garantir a vida de uma célula.
As proteínas contêm longas cadeias moleculares compostas de vários milhares de átomos, que formam diferentes estruturas tridimensionais para diferentes tarefas. É difícil compreender como cada um desses componentes em particular se desenvolveu aleatoriamente no princípio, e então, algo milagroso aconteceu para formar uma célula viva.

Células sangüíneas:

O código

O DNA contém um esquema atualizado para a construção das moléculas da vida, e o RNA carrega a informação para as outras partes da célula. Pode se pensar no DNA como sendo um livro e o RNA como sendo o leitor do livro. -> Sem o RNA as células não teriam como compreender a informação contida no DNA - informação que irá dizer às moléculas de proteínas para formar ou reparar células vivas. -> Entretanto, mais estonteante ainda é o fato de que as instruções para a formação do RNA estão contidas no DNA. Seria como um CD que contivesse todas as instruções detalhadas para construir seu próprio "CD player".

Como vida e erro podem coexistir?

Observe o rim: eis um órgão tão complexo que mesmo flutuações menores em seu funcionamento podem ser fatais. E ainda assim os evolucionistas querem que acreditemos que este incrível órgão simplesmente evoluiu e se desenvolveu através de tentativa e erro.

Como se sabe, tentativa e erro não é um método confiável para solução de problemas, ainda mais quando se considera que os erros irão matar o organismo e dar um fim ao processo de tentativa e erro.

O cérebro humano

O cérebro é constituído por algo em torno de 10 bilhões de células nervosas. Agora considere que CADA UMA DESSAS CÉLULAS INCLUI ALGO ENTRE 10 MIL E CEM MIL FIBRAS DE CONEXÃO. Cada uma dessas fibras, por sua vez, faz contato com outras células nervosas no cérebro, DANDO A CADA UM DE NÓS CERCA DE MIL TRILHÕES DE POSSÍVEIS CONEXÕES. Este número está além do alcance de nossa imaginação e se torna ainda mais surpreendente quando consideramos que estas conexões não são apenas ocorrências aleatórias. Elas estão arranjadas em uma rede intrincada - e extremamente precisa.

Os olhos


->EXISTEM MAIS DE 10 MILHÕES DE CÉLULAS SENSÍVEIS À LUZ ACONDICIONADAS BEM JUNTAS NA RETINA DO OLHO HUMANO. Cada uma dessas células é vastamente mais complexa até mesmo que o mais sofisticado computador. Acredita-se que a retina ADMINISTRA QUASE 10 BILHÕES DE CÁLCULOS POR SEGUNDO, E ISSO ANTES QUE A IMAGEM CHEGUE AO CÉREBRO!
->Para simular 10 milisegundos de processamento seria preciso cem vezes a solução de cerca de 500 simultaneamente e isso iria levar cem anos de processamento num Cray.

Conclusão:

Essas são algumas poucas das várias provas da existência de um projetista. Sem usar uma vez da religião e da fé, foi possível trazer provas científicas, constatadas e facilmente testáveis atualmente para provar o que se diz.

Independendo de crença, independendo que projetista é esse, como criou, por que motivos criou, segundo os estudiosos no assunto, as evidências de sua existência são muito claras e tudo é complexo de mais para ser obra apenas do acaso.

Verdade ou não, a teoria de um Design Inteligente, criador do universo e da vida, é uma teoria também biológica e que se encaixa na ciência da biologia. E é teoria tanto quanto a teoria da evolução química ou a teoria da evolução de Darwin, e pode ser tão confiável quanto essas, visto que, não existe forma de reprová-la.

Bibliografia:

->O Enigma das Origens – Henry Morris.

->301 Provas e Profecias Surpreendentes - Peter e Paul Lalonde.

->A Caixa-Preta de Darwin - Michael J. Behe.

->A Idéia Perigosa de Darwin - Daniel C. Dennett.

->Um Apelo à Razão – Dave Hunt.

-> Revista SuperInteressante volume 233

->Reino Animal – Sali Money

->Criação e Evolução – John Ankerberg e John Weldon

->Enciclopédia da Natureza (CD) – Editora Globo

->http://www.scb.org.br/

->http://www.dc.golgota.org/criacionismo.html

Natanael e José Inácio, 1° EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário